davi kopenawa

yanomami

Presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY)

Davi Kopenawa Yanomami nasceu na região do Alto Rio Toototobi, no estado Amazonas, Terra Indígena Yanomami.
É xamã e presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY).

O líder político do povo Yanomami é conhecido mundialmente por sua luta em defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica. Ele é autor do livro “A Queda do Céu A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami”, em coautoria com o antropólogo francês Bruce Albert, lançado em 2015.
No livro, Davi Kopenawa conta sua trajetória, que se confunde com a história de seu povo por meio do conhecimento cosmológico e da visão xamânica dos Yanomami. SEGUNDO EDUARDO VIVEIRO DE CASTRO, “A QUEDA DO CÉU É UM ACONTECIMENTO CIENTÍFICO INCONTESTÁVEL, QUE LEVARÁ, SUSPEITO, ALGUNS ANOS PARA SER DEVIDAMENTE ASSIMILADO PELA COMUNIDADE ANTROPOLÓGICA”.

COMO DISSE DAVI NA CERIMÔNIA, EM 2021, PARA INTEGRAR A ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC),

“a sua escola foi a floresta;
o seu professor, foi a mãe-terra;
e a natureza foi quem deu experiência, sabedoria e conhecimento tradicional.
A floresta é minha casa;
a floresta é meu lugar”.

"JUNTOS, POVO DA FLORESTA, POVO DA CIDADE."

DAVI KOPENAWA

Em sua trajetória, Kopenawa desde jovem lutou e enfrentou perigos em defesa do território indígena e da natureza. Em 2019, em Estocolmo (Suécia), Davi e a Hutukara Associação Yanomami receberam o Prêmio Right Livelihood, ou o “Nobel alternativo”, pela longa e combativa trajetória em defesa do meio ambiente e dos povos indígenas.

Em 2020, o líder Yanomami falou na plenária de abertura da 43ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça. Ao lado da Comissão Arns, do Instituto Socioambiental (ISA) e da Conectas, ele levou ao órgão internacional denúncias sobre a situação dos povos indígenas no Brasil, sob risco de etnocídio, e dos povos isolados.  

Por 25 anos, ele liderou incansavelmente uma campanha nacional e internacional para garantir os direitos à terra Yanomami, conseguindo dessa forma, reconhecimento no mundo todo. Como consequência de sua luta, o território Yanomami foi reconhecido, demarcado e homologado pelo governo brasileiro, em maio de 1992.

O reconhecimento a Kopenawa se traduz em uma série de prêmios e distinções que tem recebido ao longo de décadas. Em setembro de 2022, Davi recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e em março de 2023 recebeu o mesmo título pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em 2024, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro levou para a  Sapucaí o enredo “Hutukara”, em homenagem a Davi Kopenawa e a resistência do povo Yanomami.

"YANOMAMI PROTEGE A ALMA DA TERRA, MUNDO-GERAL."

DAVI KOPENAWA

lideranças